Foi com muito receio, admitido desde logo, que abracei o projecto do jornal “Take-Off”, estávamos em 2008. Sete anos mais tarde foi com grande expectativa que assumi a coordenação do projecto “Sirius magazine”. Em Janeiro deste ano vi com enorme entusiasmo a união destes dois projectos vencedores, que lutaram, de forma abnegada e independente, para singrar na sua área, e que viram amplamente reconhecidos os seus esforços. Hoje, é com orgulho que assisto ao sucesso da publicação conjunta – Take Off Sirius/Sirius Take Off. Já dizia Antoine de Saint-Exupèry que “O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte”, e do sábio pensador colho inspiração para corroborar a sua percepção, aplicada agora à Take Off Sirius.
Numa altura em que grandes grupos editores de publicações nacionais fecham as portas à versão em papel, devemos ter em mente que o mercado está claramente em favor da manutenção e do surgimento das publicações apenas na versão digital, e também a Take Off Sirius está disponível nesta versão (em https://recortes.pt/sirius), no entanto, acredito que está longe o tempo em que uma fotografia vista num monitor traga mais prazer do que apreciada no papel, e em que um artigo que pode ser lido e relido na versão impressa, e até sublinhado, sem as vicissitudes de um tablet, por exemplo, que volta e meia nos prega a partida de ficar sem bateria, seja mais aprazível quando na versão digital. Que publicação digital consegue suplantar o prazer de abrir a caixa do correio e nela ter a nossa revista preferida, como se de uma presente se tratasse?!... Haverá quem não se reveja neste sentir, mas a maioria dos Leitores da Take Off Sirius acompanham esta nossa percepção. Assim, enquanto os nossos Leitores assim o desejarem e estiver ao nosso alcance o cumprimento dessa vontade, a Take Off Sirius poderá ser manuseada vezes sem conta na versão em papel.
A presente edição é especial a vários níveis, e incorpora algumas alterações, sendo que para breve estão previstos mais melhoramentos na Take Off Sirius, em que o céu não será o limite, mas “apenas” um excelente ponto de partida!
Aconselho ainda, vivamente, a leitura atenta desta revista, que para além de contar com dois excelentes artigos, com as ilustrações com a qualidade que não desilude, do Paulo Mata, tem ainda informações privilegiadas sobre alguns dos melhores eventos aeronáuticos do nosso país. Sem esquecer as rúbricas de opinião do nosso Estimado Colaborador, Ten. Cor. Brandão Ferreira, que deixa pouco por dizer, e do conhecedor Rui Quadros, ou as fantásticas viagens ao passado, proporcionadas pelos nossos Colaboradores Paulo Noia e Pedro Gentil-Homem, não deixe ainda de ler a entrevista que o Presidente da APPLA concedeu, em primeira mão, à Take Off Sirius.
Ana Arvanas
Directora da Take Off Sirius
Prémios APPLA 2017
Este número da Take Off Sirius tem algumas alterações, em que a mais saliente é haver apenas um Director, que passa a ser a Dra. Ana Arvanas.
Esta decisão prendeu-se não só com novos requisitos legais, mas também, e essencialmente, por um entendimento meu e da Direcção da APPLA, no sentido de o Presidente da APPLA ficar mais liberto para os Pilotos de Linha Aérea. Na realidade, três grandes processos estão em curso actualmente: a possível criação do Aeroporto do Montijo como complementar ao Aeroporto de Lisboa, algo que tem como parte integrante do projecto o eventual encerramento das pistas 17/35 de Lisboa; o GPIAFF (mais pormenores na entrevista com início na página 34 desta edição) e as limitações de ventos na Madeira. Só estes temas são explicação quanto baste para que a Direcção da APPLA, da qual orgulhosamente faço parte, assim como o GTA – Gabinete Técnico da APPLA, não tenham mãos a medir.
Nesta edição, também por questões legais agora despoletadas, mas que vem ao encontro da escolha da equipa, o nome da publicação passa a ser sempre “Take Off Sirius”, o que leva ao uso do logotipo horizontal, algo que está também de acordo com as expectativas do grupo de trabalho que deu grande alento e corpo à nova revista.
As Mensagens do Presidente da APPLA passarão a versar essencialmente questões relacionadas com a estratégia da Take Off Sirius e/ou grandes temas dos Pilotos Profissionais e/ou do Transporte Aéreo.
Assim, é com um nó na garganta que me afasto um pouco dos afazeres diários da Take Off Sirius, projecto que venceu e que trouxe à APPLA muitas coisas positivas. Mas é também com muita alegria que, como primeira Mensagem do Presidente, deixo uma palavra de apreço e de desejo de muitas felicidades à Dra. Ana Arvanas, agora que terá a responsabilidade de ser “a” Directora da Take Off Sirius. Estou convicto de que, atendendo à sua vasta experiência no sector, enquanto Directora do Take-Off, assim como após um “estágio” de três anos na APPLA, através da Sirius, o trabalho que desenvolverá será, como até aqui, excelente e em prol do que já fizemos pela Take Off Sirius: ser a informação aeronáutica por excelência!
Cmdte. Miguel Silveira
Presidente da APPLA