Aceder à Área Reservada
A Informação Aeronáutica A Informação Aeronáutica
  • Home
  • Artigos
  • Autores
  • Arquivo
  • Ficha Técnica
  • Assinatura
Sirius Magazine 174
Nesta edição

Sirius 174

Agosto / de 2015

Aviação Comercial
(ou o paradoxo da “variável constante”)

Foi publicado o relatório final da task force que analisou o acidente Germanwings 9525. Confesso que após a última conferencia da ECA, há cerca de um mês, aquilo que muito provavelmente constaria neste relatório, era já do meu conhecimento, embora, evidentemente, de forma oficiosa e sigilosa. Ainda assim, o resultado do relatório em quase nada me surpreende, antes pelo contrário, mas retenho três das recomendações:

  • Manter a recomendação, em oposição da obrigatoriedade, da chamada regra dos quatro-olhos-no-cockpit, agora chamada de 2-pessoas-no-cockpit – exactamente aquilo que a APPLA, à altura, recomendou ao INAC, tendo o Instituto optado, pela obrigatoriedade, algo que se revela como praticamente impossível de executar em muitos voos, em especial devido ao impacto que causa no serviço aos passageiros.
  • Rever o impacto e oportunidade da recomendação da regra das 2-pessoas-no-cockpit dentro de um ano - exactamente aquilo que a APPLA, à altura, também recomendou ao INAC.
  • Estabelecer um programa robusto de supervisão (oversight) à prática dos AMEs – Aeronautical Medical Examiners. Estando nós, de acordo com o SMS – Safety Management System, no que concerne à Segurança Aeronáutica, na era dos Factores Organizacionais, em que se deve ter todo o sistema como o responsável principal por aquilo que de bem e de mal possa acontecer, decide a task force incidir o foco exactamente nas pessoas (médicos) que examinam os Pilotos.

Na realidade, o que aconteceu no Germanwings 9525 foi uma infelicidade eventualmente evitável, mas que parece ter posto a nu falhas enormes no sistema alemão de exames médicos dos Pilotos. A pergunta é: que resultado positivo se espera obter, seja em que vertente for, através da supervisão dos AMEs As respostas parecem por demais evidentes, mas em vez de se preocupar com o sistema e com resultados que claramente parecem apontar para algo sistémico, esta task force, onde os Pilotos estiveram representados pela ECA (talvez razão pela qual o resultado não fosse ainda mais estranho), decide concentrar a maioria das suas recomendações sobre profissionais (Pilotos e Médicos), como se os mesmos actuassem à margem do sistema, o qual, pasme-se, é regulamentado pela EASA. Ou será que temos a EASA cada vez mais como o braço político da Comissão Europeia Estou já a imaginar uma recomendação de 2-pessoas-no-gabinete-médico dos AMEs!

No entanto, o Germanwings 9525 e o relatório da task force trouxeram a discussão de um importante factor, que começa a ser um flagelo na sociedade: o stress em excesso, que é um dos principais factores que conduz à depressão, doença que, ao que sabemos, afectou por várias vezes o Co-Piloto do malogrado voo.

Com enorme sentido de oportunidade, numa busca incansável de apurar factos e de esclarecer os leitores, a Sirius foi até ao Algarve entrevistar Andrew Vincent, Director do Centro de Recuperação Nova Vida, onde se recuperam pessoas que sofrem de stress e do consumo de substâncias. Andrew, que foi também a escolha da BBC para procurar entender o fenómeno, dá-nos a saber que até à data apenas foram tratados Pilotos estrangeiros no seu centro, que não é necessário ser-se alcoólico para se ter um problema com o álcool e que o stress, embora desejável e presente de forma transversal na sociedade, quando em excesso é uma das principaiscausas da depressão, sendo ainda um factor que deve ser visto de forma muito diferente e especial no que concerne aos Pilotos. É uma entrevista e peça jornalística de primeira categoria, da autoria de José Manuel, arrepiante em algumas revelações, que considero leitura obrigatória para qualquer Piloto profissional e responsáveis máximos das empresas de aviação, em que sérios alertas são feitos ao sector.

Outro destaque desta edição da Sirius, que temos também como leitura obrigatória, é a primeira grande entrevista concedida pelo Presidente da Direcção do SPAC, David Paes, recentemente eleito, a qual dá mote para a possível estratégia a seguir pelo Sindicato dos Pilotos.

Chamo ainda a vossa atenção para duas rubricas novas: “A Voz dos Pilotos“, cujo título escusa apresentações, e que publicamos na página 26 desta edição, e “As citações da Aviação“, através da qual trazemos aos nossos Estimados Leitores as frases mais marcantes da actualidade aeronáutica e também alguns pensamentos escritos na língua universal da aviação.

A equipa actual da Sirius magazine está em busca constante pela melhoria da sua revista predileta de aviação. Neste sentido, e para que se consiga quebrar um pouco a rotina de leitura, alterámos o formato de publicação dos artigos na Sirius magazine, desejando que esta mudança seja do agrado de todos os nossos Leitores.

Boas descolagens, melhores aterragens e, “no cruzeiro da vida”, que a Sirius magazine seja a vossa leitura e orientação.

Cmdt. Miguel Silveira
Director da Sirius Magazine
Presidente da APPLA - Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea
Novo aeroporto no Montijo
  • Cockpit

    IndiGo encomenda 250 Airbus A320neo

    A companhia aérea indiana, IndiGo, anunciou a encomenda de 250 aviões Airbus A320neo, com um valor de 26,5 mil milhões de dólares (cerca de 24 mil milhões de euros), de acordo com o preço de catálogo, assumindo-se esta como a ordem de compra mais volumosa na história da fabricante europeia, através da qual a IndiGo atinge o marco dos 530 aviões da família A320.
    de
  • Cockpit

    Até sempre Comandante João Graça!

    Não é habitual, na Sirius magazine, a publicação de notas sobre falecimentos, tristes acontecimentos que nos trazem sempre muita consternação, e por isso mesmo deixamos as nossas homenagens para os locais apropriados, tentando sempre que as mesmas ocorram em vida. Na verdade, neste caso, tendo em conta a Pessoa em questão, não poderíamos deixar de publicar esta breve e triste notícia, sobre o recente falecimento do nosso querido Cmdte. João Graça, homenageado pela APPLA com o Prémio Carlos Bleck, em Maio passado.
    de
  • Cockpit

    Qantas consegue mais seis lugares para os seus Boeing 737

    Tendo em conta que as companhias aéreas conseguem rentabilizar tanto mais os seus voos quanto mais lugares conseguirem disponibilizar a bordo dos seus aviões, muitas empresas do transporte aéreo tentam que os aviões que operam tenham a máxima capacidade possível, evitando sempre o comprometimento da qualidade que os passageiros desejam. Nesta medida, a companhia australiana Qantas Airways conseguiu aumentar a capacidade a bordo dos seus Boeing 737, os aviões que a companhia opera nos voos mais curtos, dentro da Austrália. A empresa disponibiliza assim, nestas ligações, mais seis lugares do que o habitual na classe económica.
    de
  • Cockpit

    Visita do Presidente da APPLA aos Açores traz mais-valias para os Pilotos

    Alguns elementos da equipa da Sirius magazine acompanharam o Presidente da APPLA - Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea, Cmdte. Miguel Silveira, numa visita oficial aos Açores, que se traduziu na concretização de todos os assuntos que constavam da agenda. Assim, a APPLA conseguiu o apoio das entidades locais (Governo Regional, por via do Secretário dos Transportes e Turismo, Eng.º Vítor Fraga, e SATA, através do CEO da companhia, Dr. Luís Parreirão), para que a próxima edição da Cerimónia APPLA, com data ainda por definir, aconteça nos Açores.
    de
  • Cockpit

    easyJet alcança um milhão de passageiros na rota Lisboa – Londres, Gatwick

    A easyJet alcançou um marco, ao registar o transporte de um milhão de passageiros entre Lisboa e Londres – Gatwick, uma ligação que a companhia de baixo custo iniciou em Outubro de 2007.
    de
  • Cockpit

    Clientes satisfeitos com a TAP

    O TAP Victoria, o Programa de Fidelização da companhia, tem-se revelado como bastante vantajoso para os clientes da companhia, que o reconhecem. A prova disso é dada através de números, que indicam que o Programa Victoria tem vindo a somar 14 mil novos membros aderentes por mês, correspondendo este ao valor médio alcançado entre Janeiro a Junho deste ano.
    de
  • Cockpit

    A nova Direcção do SPAC já tomou posse

    Na sequência da demissão do Cmdte. Manuel Santos Cardoso à presidência do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), ocorrida e Maio deste ano, o sindicato acolheu eleições para escolher a nova direcção.
    de
  • Aeronautical English

    Stress in Aviation IV

    Este artigo, cujas três primeiras partes foram publicadas nas edições passadas da Sirius (nº 171, 172 e 173), termina nesta edição, com o tema “Stress in Aviation IV”.
    de Michael Bagshaw
  • Destaque

    Estados de stress e de fadiga são situações de alto risco na profissão de Piloto,

    No mês em que se tornou publica a notícia que deu conta de um Piloto da Letónia ter sido preso por comandar um avião embriagado, com um nível de álcool no sangue superior ao legalmente permitido, de acordo com a BBC, também a Comissão Europeia publicou, no passado dia 17 de Agosto, o relatório que recebera de uma Task Force, sobre o recente acidente da Germanwings.
    de José Manuel
  • Entrevista

    David Paes é o novo Presidente do SPAC

    Com um percurso aeronáutico iniciado há dez anos, e com desempenho profissional ligado à TAP desde 2007, David Paes é o novo Presidente do SPAC - Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, tendo assumido funções no passado dia 31 de Julho. Com efeito, na sequência das últimas eleições do SPAC, a lista A, dirigida pelo Piloto David Paes, conseguiu 50,56% dos votos naquele sufrágio, o equivalente a 403 votos, que lhe deram a vitória sobre a lista F, liderada por Carlos Damásio, que obteve 49,43% dos votos.
    de Ana Arvanas
  • Regulamentação Aeronáutica

    Estatuto do Comandante de Aeronave “O seu a seu dono”

    No passado dia 23 de Julho realizou-se um interessante Seminário subordinado ao tema “Estatuto do Comandante de Aeronave, Decreto Lei 71/84: Análise Jurídica da Autoridade Nacional da Aviação Civil” no auditório “Francisco Durão”, na sede da APPLA, ministrado pela Dra. Ilda Ferreira, Directora do Gabinete Jurídico da ANAC. Não consegui estar presente, mas acedi ao conteúdo desta apresentação no site da APPLA e fui informado que participaram cerca de quatro dezenas de pilotos, com um vivo debate sobre um tema que faz parte do dia-a-dia da nossa profissão e que muitos, infelizmente, desconhecem.
    de Egídio Lopes
  • Spotting

    O Cantinho do Spotter

    A actividade de Spotting não é nova, e como tal tem, para além de temas actuais, muitas histórias para contar, menos recentes mas igualmente interessantes.
    Nesta medida decidimos abrir este nosso "Cantinho do Spotter" às histórias dos spotters, e começamos com uma muito interessante, do spotter José Arrais Velez.
    de
  • As Citações da Aviação

    As Citações da Aviação

    Esta nova rubrica, que dá pelo nome de “As citações da Aviação”, pretende mostrar o que de mais marcante foi dito, essencialmente em entrevistas, por figuras do sector. Numa segunda parte dentro deste espaço damos destaque àquela que é a língua universal da aviação, o Inglês, partilhando as frases mais marcantes que individualidades foram dizendo e/ou escrevendo sobre o fantástico mundo da aviação.
    de
  • A Voz dos Pilotos

    A Voz dos Pilotos

    É comum ouvirmos a apresentação do Comandante quando estamos a bordo de uma aeronave, mas esta apresentação chega-nos sem rosto e sem história. Esta rúbrica pretende dar voz e também rosto aos nossos Pilotos, que trarão à Sirius magazine, através desta página, as suas histórias, por vezes com conhecimentos que não queremos perder, noutras com narrações caricatas de momentos vividos no âmbito da sua apaixonante actividade profissional de Piloto de Linha Aérea.
    de
  • Evento

    "RedBurros Fly-In" 2015 conta mais um ano de sucesso

    Organizado como habitualmente pela Câmara Municipal de Mogadouro e pelo Centro Internacional de Voo à Vela de Mogadouro, o "RedBurros Fly-In", que é actualmente um dos mais aclamados festivais aéreos do nosso país, contou em 2015 com mais uma edição de sucesso.
    de Ana Arvanas
  • Evento

    Festival Aéreo de Viseu já vai na 48ª edição

    Apesar de a cada ano que passa se contarem cada vez menos festivais aéreos em Portugal, o norte do país parece recusar-se a pertencer a esta estatística, e assim sendo, com mais ou menos entraves, muitos deles gerados naturalmente pela crise, vão tentando manter estes tradicionais eventos. Neste sentido, o Aeroclube de Viseu organizou mais um Festival Aéreo, a 48ª edição deste evento.
    de Ana Arvanas
  • Aeroportos

    Aeroporto de Beja recebe investimento de oito milhões de euros

    No passado dia 31 de Julho, a ANA - Aeroportos de Portugal do Grupo VINCI Airports e a AeroNeo, uma empresa participada pela suíça GreenParts Holding, S.A., que detém um capital social de 6 milhões de francos suíços, e que tem sede em Portugal, assinaram “uma Licença de Ocupação que visa a construção e exploração de uma unidade industrial no Terminal Civil de Beja, destinada à manutenção, desmantelamento e certificação de componentes recuperáveis de aeronaves”, de acordo com o que confirma a gestora aeroportuária, em comunicado.
    de Inácia do Carmo
  • Aeroportos

    ANA inicia processo de consulta para aumento das taxas aeroportuárias

    No passado dia 1 de Agosto a ANA - Aeroportos de Portugal deu início a um processo de consulta, que terá uma duração de dois meses, com vista à actualização das taxas reguladas para o próximo ano. Esta consulta contará com a participação e o envolvimento das companhias aéreas e dos stakeholders, sendo que no final da mesma corresponderá à ANAC (Autoridade Nacional da Aviação Civil) a responsabilidade de aprovar as taxas reguladas para que as mesmas possam entrar em vigor no primeiro dia do ano de 2016.
    de Inácia do Carmo
  • Aviação Comercial

    euroAtlantic consegue contrato com a NAS Air

    Com a colocação de seis aeronaves e duzentos e setenta tripulantes na saudita NAS Air – National Air Services, para transportar peregrinos para Meca, a euroAtlantic airways (EAA) consegue aquele que é “o maior [contrato] jamais assinado por uma empresa do ramo da indústria aeronáutica nacional”, de acordo com Tomaz Metello, Presidente do Conselho de Administração e CEO da companhia aérea portuguesa.
    de Ana Arvanas
  • Evento

    Labace 2015 sentiu os efeitos da crise

    No início de Agosto passado muitos dos mais modernos jactos executivos tinham como destino o Aeroporto de Congonhas. O que originou essa tendência foi a 12º edição da Labace - Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, que decorreu entre 11 a 13 desse mês.
    de Inácia do Carmo
  • Aviação Executiva

    Jacto executivo Legacy 450 já foi certificado

    Depois de uma maratona de ensaios, em voo e em solo, que envolveu dois protótipos do jacto executivo Legacy 450, a Embraer viu o seu esforço recompensado, com a certificação da aeronave atribuída pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, no passado dia 11 de Agosto.
    de Inácia do Carmo
  • Evento

    Red Bull Air Race World Championship de regresso ao Reino Unido

    Criada em 2003, a Red Bull Air Race transformou-se em Campeonato Mundial em 2005, tendo visitado mais de 50 locais até aos dias de hoje.
    de Inácia do Carmo
  • Aviação Comercial

    Emirates vai fazer o voo mais longo do mundo

    Seja em inovação ou a ultrapassar recordes, a Emirates não para de surpreender, apostando sempre em acções que vão consolidando a imagem da marca pelo mundo. Desta vez a companhia do Médio Oriente propõe-se a fazer o voo mais longo do mundo, já a partir de Fevereiro do próximo ano.
    de Inácia do Carmo