Aceder à Área Reservada
A Informação Aeronáutica A Informação Aeronáutica
  • Home
  • Artigos
  • Autores
  • Arquivo
  • Ficha Técnica
  • Assinatura
Sirius Magazine 209
Nesta edição

Take Off Sirius 209

Setembro / Outubro de 2019

Torno a este espaço, onde não me dirigia aos Estimados Leitores da Take O Sirius há demasiado tempo, perto de um ano, para ser mais precisa, depois de um período em que tivemos a necessidade de estudar a viabilidade da continuidade da única revista de Aviação Geral que existe actualmente em Portugal, especialmente em termos nanceiros mas também com uma tónica bastante importante sobre questões ambientais. Transacto o tempo necessário para que a viabilidade deste projecto fosse con rmada, a sua Revista de Aviação está de volta, com os mesmos valores e princípios de sempre, que acabam por sair invariavelmente reforçados de interregnos como este, e com mais e melhores notícias, espero, sobre Aviação.

Boas-vindas!

Dou as boas vindas ao novo helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP), desejando que possa cumprir a Missão que lhe está destacada de forma tão exemplar quanto o fez o “velhinho” e já saudoso Alouette III, digno antecessor do novo AW119 ‘Koala’, produzido pela Leonardo Helicopters. Não obstante este novo aparelho representar uma evolução bastante signi cativa em termos de capacidades operacionais, inegável mais-valia para a FAP por via da Esquadra 552, que vai acolher o aparelho, não é verdade menor que o Alouette III, que escreveu mais de meio século de história ao serviço da FAP, vai deixar saudades.

Se os anos em que o Alouette III esteve ao serviço da FAP granjeiam um peso positivo em termos emocionais, não só para os Militares que tiveram o privilégio de privar com este aparelho, mas para todos os que conviveram mais de perto com esta máquina infernal, há que considerar, paralelamente, que a distância temporal que separa a fabricação do Alouette III e do Koala imprime, não só alterações de fundo em termos de operação, como mudanças ao nível do próprio paradigma à luz do qual ambas as máquinas foram concebidas. Assim, as práticas adquiridas, especialmente pelos Pilotos e Mecânicos que operavam o Alouette, devem poder ser readequadas ao novo aparelho. Neste sentido desejo que não existam, entre outras, limitações de horas voadas, a não ser aquelas que correspondam ao limite do razoável, para que os Pilotos possam adquirir a necessária pro ciência no aparelho. Pois acredito piamente que se há pensamento que deve ser posto em prática diariamente por aqueles que fazem do voo a pro ssão é o de Arnold Palmer – “Quanto mais eu treino, mais sorte eu...”– que encontrei reproduzido recentemente numa das mais nobres paredes de uma das Esquadras da FAP.

Votos de bons voos e que em cruzeiro a Take O Sirius seja a sua companhia de eleição.

Ana Arvanas

Directora da Take Off Sirius - Administradora da Absoluto Fascínio, Lda.

Mensagem do Presidente da APPLA

E eis que após um interregno na publicação da Take O Sirius (TOS), a única em Portugal na forma impressa que versa aeronáutica civil e militar, a nossa revista está de volta!

O que levou a este nosso afastamento dos leitores, salvo seja, foi algo totalmente alheio à vontade da TOS, mas a verdade é que na vida só a mudança é uma constante, de modo que a TOS reorganizou-se, reinventou-se e temos nesta edição velhos aliados, novos aliados e uma fantástica qualidade de conteúdos e de forma que se deve à Direcção da revista e aos colaboradores – a todos agradeço.

Após cada aterragem há sempre uma descolagem e assim é com a Take O Sirius, que agora descola de novo para melhores e mais altos voos.

Desejo excelentes voos e leitura para todos vós!

Miguel Silveira

Presidente da APPLA - Piloto de Linha Aérea

Novo aeroporto no Montijo
  • Aeroportos

    Aeroporto João Paulo II 50 anos a abrir os Açores ao Mundo

    Localizado na periferia da cidade com o mesmo nome, substituiu o antigo Campo de Aviação militar de Santana, construído no início da década de 40, no lado norte da Ilha.
    de ANA – Aeroportos de Portugal/VINCI
  • Reportagem Especial

    ANATOLIAN EAGLE 2019

    Organizado anualmente desde 2001, o exercício Anatolian Eagle estabeleceu-se como uma das mais importantes oportunidades de treino conjunto, para forças aéreas ocidentais e do médio oriente.
    de Paulo Mata
  • Reportagem Especial

    Artic Challenge

    No geral, o ACE conseguiu já atingir um patamar de dimensão e complexidade, ao nível dos exercícios Red Flag nos EUA
    de Paulo Mata
  • Reportagem Especial

    EART 2019

    “Treino Europeu de Reabastecimento Aéreo”, um exercício que nasceu das dificuldades com que se depararam os Aliados na Operação Unified Protector na Líbia em 2011
    de Paulo Mata
  • Reportagem Especial

    CRUZEX 2018

    Após um interregno de cinco anos, o maior exercício aéreo da América do Sul regressou aos céus de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
    de Paulo Mata
  • Aviação Militar

    FAP já conta com três helicópteros “Koala” na sua frota

    O contrato assinado a 27 de Dezembro de 2017 prevê a aquisição de cinco helicóptero AW119MKII – “Koala” e visa, assim, a substituição dos Alouette III (ALIII), que estão na FAP desde Abril de 1963.
    de Guilhermino Pinto/Take Off Sirius
  • Aviação Comercial

    A340 DA TAP ESTÃO DE SAÍDA

    Estão a chegar ao fim os voos dos A340 ao serviço da nossa companhia de bandeira
    de Ana Arvanas
  • Aviação

    Mais de 39 mil novos aviões serão precisos nos próximos 20 anos

    A fabricante diz ainda que em 2038 a frota prevista de aeronaves apontará para a existência de 47,680 aparelhos
    de Ana Arvanas
  • Opinião

    Saberemos o verdadeiro significado de overbooking?

    Overbooking: uma prática onde as transportadoras vendem para além da sua capacidade.
    de Rui Quadros